Notícias (141)

Desde o início do trabalho do Fórum para a Governação integrada que o problema social complexo, "crianças e jovens em risco" ocupa um lugar central na nossa agenda e o modelo das Comissões de proteção de Crianças e Jovens - CPCJ  constitui uma referência para a GovInt.

A Plataforma para a Área do Envelhecimento (PAE) da Rede Social de Lisboa promove o Congresso "Envelhecimento, do Isolamento Social à Participação e Coesão", que se realiza nos próximos dias 29 e 30 de janeiro de 2015, no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

VEJA O  PROGRAMA

Territórios Colaborativos:Processos, Projeto, Intervenção e Empreendedorismo é o nome do mais recente curso de especialização do ISCTE-IUL, organizado em parceria com Arquitetos Sem Fronteiras e a Câmara Municipal de Lisboa.

Foi publicado o livro "Problemas sociais complexos e governação integrada", incluindo o sumário executivo, alguns capítulos e o roteiro de ação do relatório "Como fazer funcionar governação integrada?", de  Novembro de 2013.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através das suas dez Unidades de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade (UDIP) tem vindo a desenvolver um projeto-piloto de Governação Integrada de base territorial.

Na sequência do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho da Administração Pública, coordenado pela Dra. Isabel Corte-Real, que nas suas conclusões apontou a importância de promover a formação em Governação Integrada para quadros da Administração Pública está a ser desenvolvido com o INA - Direcção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, uma proposta de celebração de um protocolo de cooperação.

O Mestrado de Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, dirigido pela Prof. Sílvia Ferreira, acolheu um seminário sobre "Problemas Sociais Complexos e Governação Integrada".

 Dando seguimento ao protocolo de cooperação subscrito em Setembro, entre o centro de investigação SOCIUS, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, vai realizar-se esta semana, no dia 18 de Novembro, uma sessão de apresentação do tema "Problemas sociais complexos e governação integrada".

No âmbito do protocolo assinado no passado mês de Julho, arrancou, no dia 7 de Novembro, o curso de "Formação Avançada em Governação Integrada: Perspetivas e Estratégias para a Intervenção em Problemas Sociais Complexos". Dezoito formandos de várias instituições (Câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas, fundações, projetos de intervenção social,...) vão fazer um percurso de 85 horas, até final de Fevereiro, na Faculdade de Ciências Humanas, da Católica, em Lisboa.

Pág. 1 de 11