Forum para a Governação Integrada

Não Conferência aplicada às Migrações

Decorreu no dia 24 de outubro a Não Conferência aplicada à realidade das migrações, integrado no programa do 1º dia de trabalhos no Encontro Europeu de Missionários junto da Comunidade de língua portuguesa na Europa. Esta iniciativa foi promovida pela Obra Católica Portuguesa de Migrações e teve lugar em Fátima.

A Não Conferência foi dinamizada pelo Grupo de Trabalho “Abordagens Colaborativas/ Participação" e contou com a presença de comunidades católicas da diáspora em trabalho de intervenção em contexto de imigração em várias realidades europeias, nomeadamente padres, irmãs, leigos/as e secretariados diocesanos. 

O tema escolhido pelo Papa Francisco  “Acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e os refugiados” foi tema central dos trabalhos do dia, inspirado na mensagem do Papa Francisco no Dia Internacional do Migrante e do Refugiado. Foram explorados  estes verbos, como pilares essenciais no trabalho no âmbito das migrações e contou-se ainda com convidados "virtuais", promovendo a reflexão e debate no sentido da construção de um "caderno de encargos", para aplicação no futuro, entre as várias comunidades migrantes na Europa.

Membros